Captura-de-Tela-2021-09-08-às-10.42.15

Praia e Correr Descalço… Isso é bom?

Por Mauricio Garcia

Na corrida de rua, é comum ter discussões sobre os modismos e novidades da prática, e na maioria das vezes, são discussões infundadas muitas vezes levando a resultados que não refletem a realidade de trazer algum benefício a população. É importante que haja senso crítico de tudo que ouvimos e que na realidade, as evidências que a ciência traz, é o que prevalece, e não significa que devemos julgar novas técnicas, equipamentos, modalidades de treino ou qualquer coisa que esteja focada na melhora de performance ou prevenção de lesões, mas se cerque da ciência.

Um estudo foi publicado na revista americana Nature sobre padrões de pisada e forças de colisão em corredores que praticavam descalços versus com tênis. O autor Daniel Lieberman, que também é corredor, junto com três colegas, resumidamente concluíram que quando se corre de tênis, há um primeiro contato no chão com o calcanhar gerando um impacto de força que reproduzido ao longo dos quilômetros semanais de treino, podem trazer alguma sobrecarga ao aparelho locomotor, o que é inversamente encontrado quando se corre descalço, pois o primeiro contato é feito com a planta do pé.

Partindo desse princípio, correr com pés descalços, concluímos que os pés tendem a controlar melhor o movimento de transição de cada passada para minimizar o impacto, e isto é feito por toda musculatura desde as intrínsecas dos pés e subindo para panturrilhas, coxa e glúteos, mas avaliando todas as variáveis, é certo que é mais seguro e correto correr na areia usando um tênis de corrida. Isso por que além de manter o pé mais estável, o tênis vai auxiliar na absorção do impacto. É importante também usar uma meia específica para a corrida e um tênis que se encaixe bem no pé, já que muitas vezes, a areia entra no tênis e o atrito pode machucar o pé ou até dar calos.

Previna lesões e corra para viver!

Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *