Captura-de-Tela-2021-09-08-às-10.18.10

Viscossuplementação

Por Dr. Paulo Roberto

O ácido hialurônico é responsável pelas propriedades viscoelásticas do líquido sinovial. O seu uso intra-articular para tratamento da Osteoartrose do joelho vem se tornando amplamente difundido, conhecido como viscosuplementação. Baseia-se no princípio da tentativa de reposição do fluido sinovial que perdeu sua viscoelasticidade habitual. Sua eficácia e tolerabilidade para o tratamento da dor articular no tratamento da Osteoartrose, apesar de controverso, foram demonstradas em diversos estudos, onde observou-se que a injeção intra-articular com ação local promoveu benefícios de alívio da dor semelhantes ao uso de esteroides intra-articulares isoladamente ou anti-inflamatórios de uso oral não hormonais. Dessa forma, a recomendação para o uso do Ácido Hialurônico foi proposto como opção para falha no uso das medicações normais, ou ainda como opção, já que os anti-inflamatórios hormonais são de uso sistêmico e tem seu efeito colateral prejudicial para determinados grupos de pessoas, como hipertensos e diabéticos, e os anti-inflamatórios não hormonais acabam tendo sua indicação contra-indicada em pacientes com tenham sensibilidade ou distúrbios gastrointestinais, principalmente para tratamentos mais prolongados.

Sua aplicação é feita no próprio consultório de modo prático, sem necessidade de anestesia e seus efeitos costumam ser sentidos nos primeiros dias após a aplicação e perduram por 6 meses a um ano e aliada a uma boa fisioterapia, geram resultados melhores e mais duradouros.

A dor do joelho está incapacitando você de fazer exercícios?

Visite nosso site www.mgfisio.com.br ou pelo WhatsApp 11.4040.7551

#viscosuplementacao#ortopedia#osteoartrose#lesaodejoelho#acidohialuronico