Captura de Tela 2021-07-17 às 22.09.46

Deu Cãibra?

As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de músculos que acometem apenas a musculatura estriada e podem iniciar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono. A etiologia é controversa. Geralmente origina-se da fasciculação de um grupo muscular isolado ou da associação de grupos musculares que passam a contrair desordenadamente.

As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. O suor e a diurese excessiva podem causar uma hiponatremia (queda do sódio sérico), além disso o organismo também utiliza sódio do músculo quando acaba a fonte de glicogênio, podendo ocorrer uma hiperritabilidade em algumas terminações nervosas que ficam hiperexitadas, provocando um estresse mecânico ao seu redor, resultando em contrações espontâneas dos músculos, ou seja, nas cãibras.

As cãibras podem ser momentaneamente interrompidas por um alongamento passivo forçado desta musculatura. Após a resolução do quadro álgico, o músculo mostra alterações na excitabilidade e na contratilidade, mostrando-se fasciculado por alguns minutos. O músculo pode permanecer dolorido por alguns dias, dependendo da intensidade da cãibra.

Como prevenir as Cãibras
· Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física
· Adequada hidratação antes, durante e após a atividade física
· Repor níveis de sódio durante os intervalos de exercícios intensos e com transpiração abundante com bebidas esportivas ou com alimentos que contenham sódio