Captura de Tela 2021-07-17 às 22.06.49

Pensando em iniciar Corrida de Rua?

A corrida de rua sem dúvida se tornou uma rotina para os praticantes de atividade física, ainda mais em tempos de pandemia, e com grandes benefícios como perda de peso, condicionamento cardiovascular, fortalecimento muscular, melhora a postura dinâmica, melhora o sono além de favorecer o relacionamento entre as pessoas fazendo sempre novos amigos.

Mas como correr e evitar lesões?

Os trabalhos que buscam esclarecer a etiologia de seus riscos, demonstram que corredores amadores ou recreacionais tem uma prevalência variando entre 14 e 50% ao ano em desenvolver uma lesão.

Nenhuma pessoa se move da mesma forma e cada um tem suas próprias características e particularidades. O tipo de pé não determina o tipo de pisada, apesar de haver alguma relação entre as duas avaliações, uma vez que o pé é a interface com o solo durante marcha, as diferenças na estrutura do pé podem resultar em diferenças na mecânica de todo o membro inferior.

A melhor forma de evitar lesões é realizar uma avaliação com um fisioterapeuta que poderá identificar os riscos prováveis que podem causar lesões e as atividades preventivas darão mais longevidade à sua prática.

As conquistas em nossas vidas, tanto no aspecto profissional, como no esporte, devem ser adquiridas de forma progressiva, pois temos etapas a serem cumpridas e servirão de base para o próximo momento de treinamento. Se você pulou etapas, está correndo o risco de não alcançar seus objetivos, expondo seu corpo aos limites de sobrecarga e consequentemente às lesões.

Não confundam o sacrifício e a luta de alcançar suas metas, como vencer o cansaço, alimentar-se sem as guloseimas, privar-se de alguns eventos sociais com o fato de ter que sentir dor para demonstrar empenho.

Por Dr. Maurício Garcia, Fisioterapeuta, diretor da MG Fisioterapia Especializada

Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *