Captura de Tela 2021-07-17 às 22.02.37

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O alto nível de competitividade, além qdo início precoce de práticas esportivas, nas mais variadas modalidades esportivas, tem produzido um número cada vez maior de lesões.

A articulação do joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e particularmente vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes que exigem estabilidade e ao mesmo tempo grande mobilidade.

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o pivô central do joelho, ou seja, sua função principal é evitar o movimento de deslizamento anterior da tíbia e controlar os movimentos rotacionais.

As lesões do LCA estão relacionadas com a prática desportiva, principalmente nos esportes de impacto que exigem constantemente movimentos rotacionais do joelho.

Um dos mecanismos mais comuns de lesão do LCA é a entorse, provocado por um movimento rotacional anormal do joelho, muito comum no momento de aterrisagem de um salto e pode ocorrer também uma lesão sem que haja um contato direto quando, por exemplo, o atleta muda de direção subitamente ou pára bruscamente durante a corrida associado as entorses.

As lesões do LCA trazem com frequência um desconforto, e restrições para prática de atividades físicas. Muitos atletas, após o término da fase aguda, até conseguem retornar aos esportes que não exigam movimentos rotacionais do joelho, como por exemplo, a corrida nas esteiras ou em terrenos regulares. No entanto a sensação de falseio do joelho, até para as atividades habituais, e a atrofia da musculatura da coxa são queixas comuns relatados pela maioria dos praticantes de esporte.

Importante procurar um ortopedista especialista em joelho e um fisioterapeuta com grande experiência na área e o tratamento deve-se levar em consideração fatores relativos ao paciente como, idade, sexo, atividade física, profissão e expectativas para o futuro.

Por Dr. Maurício Garcia, Fisioterapeuta, diretor da MG Fisioterapia Especializada

Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *