Captura de Tela 2021-07-17 às 19.54.14

Estou com febre, e agora?

Um dos sintomas mais comuns da Covid-19, é a febre. A mudança de temperatura está associada a diversas outras doenças, infecções e condições físicas e, muito além do termômetro, é importante verificar se há outros sintomas associados como tosse, falta de ar e cansaço.

Apresentando febre, deve-se fazer uso de um antitérmico e se as condições gerais melhorarem, é bom sinal. Se, mesmo com a temperatura baixa, a pessoa continuar com cansaço, prostração e dor, melhor procurar um médico.

Para qualquer estado febril, hidratação é fundamental. Beba bastante água, sempre!

A febre é definida como uma elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo (37,8°C). É considerada como mecanismo importante de defesa contra agentes infecciosos, já que estimula o sistema imune a produzir mais substâncias que auxiliam na defesa do organismo, porém, vem normalmente acompanhada por dor muscular, irritabilidade, mal-estar, fraqueza e falta de apetite, quando é muito elevada pode até causar convulsões.

Como fazer a medida da temperatura?
O instrumento-padrão para a medida da temperatura corpórea é o termômetro clínico de vidro com mercúrio colocando o termômetro na axila e manter o braço firmemente apertado contra o tórax por quatro minutos.
Atualmente, é utilizado muito o termômetro digital infravermelho que deve ser posicionado mirando no meio da testa da pessoa ou superfície, a uma distância de 3 a 5cm.
A prevenção está fortemente relacionada aos cuidados contra infecções.
Lave sempre as mãos, não compartilhar copos e talheres e evite o contato com pessoas doentes. Além disso, cuidar da saúde como um todo ajuda a manter o corpo mais resistente. Alimente-se corretamente, pratique exercícios, durma o suficiente e não se estresse demais.

Por Dr. Maurício Garcia, Fisioterapeuta, diretor da MG Fisioterapia Especializada