Captura de Tela 2021-07-17 às 19.39.50

Você sente dor na lombar quando pedala?

A região lombo-pélvica é onde acontece a transição de forças entre os membros inferiores e toda parte superior do corpo que envolve o tronco e membros superiores. Por esta razão, é essencial que o ciclista tenha uma boa estabilização central, que se resume em desenvolver uma habilidade de equilíbrio sempre que houver uma perturbação da região lombo-pélvica.

Partindo do princípio que o ciclista tem uma boa estabilidade lombo, sem o-pélvica, entende-se que consegue transferir as forças produzidas pelos membros inferiores ao pedal com maior eficiência, sem perda de energia por desequilíbrio muscular e, consequentemente não provocando a região lombar.

Importante salientar que em virtude da demanda de uma boa pedalada com a necessidade de gerar mais força ao redor de uma articulação, pode exigir mais dos limites de estabilidade e o sistema nervoso detecta esta solicitação como uma ameaça de lesão e como um processo de defesa, inibe a potência muscular para prevenir o trauma musculoesquelético.

Quer a dica? Fortaleça toda a musculatura lombo-pélvica mais conhecida como CORE e alongue muito toda a musculatura de membros inferiores principalmente da cadeia posterior (parte de trás da perna).

Por Dr. Maurício Garcia, Fisioterapeuta, diretor da MG Fisioterapia Especializada

Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *